quinta-feira, 19 de agosto de 2010

*"QUERES UMA MAÇÃOZINHA?"*


Já passaram muitos anos.
Tenho saudades...
Foste uma mulher-coragem, um verdadeiro exemplo. 
Ainda muito jovem (com 26 anos) ficaste viúva e 3 filhos para criar.
Foste mulher de um só homem.
Foste a Mãe cujos filhos nada faltou... trabalhaste campos, jornadas e jornadas e conseguiste criá-los. Fizeste deles 3 jovens, depois adultos, íntegros, trabalhadores.
Foste a Mãe da minha Avó.
Deste-me a MELHOR AVÓ DO MUNDO.
Viveste honrada e respeitada por tudo e todos.
Morreste aos 84 anos com o reconhecimento que muitos nunca alcançam.
Lembro dos dias em que eu, nos meus 6 ou 7 anos ia à hora de almoço visitar-te na esperança de trazer uma moedita de 5 escudos para comprar rebuçados!!!
Por vezes tinha sorte... 5 escudos... tantos rebuçados... flocos de neve, caramelos... às vezes 10 escudos... era a loucura... podia comprar um caderno de duas linhas para escrever e escrever.
Delirava!
Outras vezes perguntavas... "Queres uma maçãozinha?"... 
Eu prontamente respondia que sim... claro que não me apetecia a "maçãozinha", mas não podia negar aquela tua oferta.
Nesses dias vinha embora com a "maçãozinha"... triste por não poder comprar rebuçados naquele dia... mas, amanhã, "amanhã de certeza que me oferecerás 5 escudos" - pensava e desejava eu.
Não recordo se comia sempre as maçãs. Quase de certeza que não.
Recordo os recreios na escola em que corria para vir ao fundo do recinto espreitar para tua casa e chamar por ti "Vó... Vó Sofia... Olá! Até mais logo." - gritava-te.
Fui feliz... fomos felizes... és um exemplo...
Hoje era dia do teu aniversário... completarias 101 anos... não o festejas aqui connosco... mas ai, onde estás, a festa deve ser grande... junto dos teus filhos.
OBRIGADA POR TUDO VÓ SOFIA.

Sem comentários: