sábado, 7 de novembro de 2020

* É MUITO MAIS QUE UMA COR - PARTE 2 *


 

Há quatro anos atrás escrevi-vos o quanto uma cor significa muito mais que isso.

Hoje volto a escrever-vos com o mesmo sentimento, com a mesma certeza de que nos compete a nós Pais mostrar aos nossos Filhos as suas capacidades de voar, de resistir, de persistir e de seguir em frente as vezes que forem necessárias.

Hoje ambos os meus fizeram exame de karaté. Hoje ambos entraram no dojo com o coração pequenino, apertadinho, cheio de medo e de receio do futuro. 

Primeiro ele. Receoso do desconhecido e de uma avaliação que talvez ainda a sua imaturidade não lhe permita assimilar por inteiro. No caminho a pergunta: "E se eu não passar?", a resposta, sempre foi e sempre será a mesma: "Tenho muito orgulho em ti. Se não passares vais aprender onde tens que evoluir e melhorar. Também falhei muitas vezes e segui em frente. Estarei sempre aqui."

Depois ela. Sozinha com os Mestres. O dojo deve ter-lhe parecido um novo planeta! Inspirava e expirava superando a ansiedade que a assombrava. Enquanto aguardávamos a decisão, questionou: "E se eu não passar?" (onde é que eu já ouvi esta pergunta!!!)... "Tentaste Filha e isso é tudo o que eu te peço. Sabes que a única coisa que me faz ficar triste contigo é o facto de não fazeres alguma coisa com medo de falhar. Eu também falhei muitas vezes. Se falhares vais aprender onde melhorar. Tenho imenso orgulho em ti em qualquer um dos resultados. Não desististe e isso é o que importa. Estarei sempre contigo."

Ambos conseguiram superar estas etapas. Ele é amarelo. Ela é azul

E eu sou a Mãe mais chorona deste Mundo. Sofro por eles e com eles, nas alegrias e nas tristezas e aprendo tanto com as suas conquistas. Continuo convicta que o karaté foi a melhor exigência que poderia ter feito para eles em toda as suas Vidas. Quando eu já cá não andar, sei que as lições que aqui aprendem perdurarão para sempre nas suas mentes. Sei que tem feito deles melhores pessoas e também crianças mais felizes. Enfrentam a frustração e ganham em resiliência e motivação. 

Por tudo isto é que É MUITO MAIS QUE UMA COR.

*Benedita, 10 anos, cinturão azul. *Santiago, 7 anos, cinturão amarelo. 

*Daniela, 40 anos, chorona inveterada

Sem comentários: