quarta-feira, 11 de novembro de 2009

*QUENTES E BOAS*

Como é do conhecimento geral, no calendário litúrgico, o dia de S. Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que este Santo foi a enterrar em Tours, França, no ano de 397.
Neste dia, em terras lusitanas, lembramos o seu espírito de solidariedade, através da história em que partilhou a sua capa com um pobre. Relembramos esta história sempre com o intuíto de fortalecer os laços de solidariedade que toda a nossa sociedade necessita.
Mas quando eu era criança do que eu gostava mesmo, para além dos desenhos, das histórias e de todas as actividades que tínhamos para fazer neste dia... era das castanhas e da fogueira.
Na escola, planeavamos o magusto com "alguma" antecedência... se a chuva não nos prejudicasse, fazíamos a fogueira e com o contributo de cada um de nós fazíamos o MAGUSTO.
Assavamos as castanhas e saltavamos à fogueira.
Na verdade, naquela idade qualquer "chaminha" era considerada uma fogueira... e para nós, pequenos saltitões era uma alegria saltar por cima do "fogo".
Doces memórias... quentes e boas... e hoje, não vou saltar à fogueira, mas vou comer castanhas e provar da jeropiga.

Sem comentários:

Publicação em destaque

* É MUITO MAIS QUE UMA COR *

" Mas é apenas um cinturão amarelo! O que tem de tão especial? " Não, não é apenas um cinturão amarelo, é muito mais que is...